Categoria: 12 fevereiro, 2019

Em parceria com Bandes, Fundo Seed4Science chega no ecossistema capixaba para fomentar empreendimentos acadêmicos e tecnológicos. Agenda começa hoje (12) e vai até dia 14.

 

Para fortalecer o ecossistema nacional de inovação, a Fundepar, Gestora de Fundos de Investimento, chega ao mercado capixaba com o Seed4Science. Em parceria com o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o Fundo é destinado a empreendimentos de base tecnológica, preferencialmente nascidos a partir do conhecimento produzido em Universidades e Centros de Pesquisa, e que possuam alto potencial de crescimento.

Nesta terça-feira, 12, o Seed4Science reunirá no Bandes 70 pesquisadores de universidades capixabas para apresentar a modalidade de investimento. Na programação, Euler Santos, diretor da Fundepar, vai explicar o papel do Fundo no suporte a negócios com recursos financeiros e know-how em gestão para estruturação, crescimento e acesso ao mercado. “O Seed4Science é um instrumento de investimento que visa desenvolver negócios na fronteira da aplicação das tecnologias. Assim, configura-se como a principal via para pesquisadores empreenderem seus projetos e inovações”, explica Euler.

Agregando à programação, o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente do BiotechTown (centro pioneiro e integrado de bionegócios), Pedro Vidigal, vai compartilhar suas experiências como empreendedor acadêmico na área de Biotecnologia.

Nos dias 13 e 14, a equipe da Fundepar fará uma imersão no ecossistema de inovação capixaba, visitando Universidades, Centros de Pesquisas e empresas tecnológicas. As interações têm o objetivo de apresentar o Fundo como uma solução financeira criativa para o desenvolvimento de empreendimentos no ecossistema acadêmico. “O Fundo vem preencher uma lacuna importante no ecossistema capixaba de inovação, que possui uma rica pesquisa e capacidade de inovação, mas nem sempre encontra os recursos adequados para convertê-los em PIB”, ressalta o diretor.

 

Seed4Science

O Fundo de Investimento em Participações gerido pela Fundepar, agência de inovação da Fundep (Fundação de apoio à pesquisa da UFMG e outras instituições) investe prioritariamente nos setores biotecnologia; nanotecnologia; internet das coisas; e materiais avançados; assim como tecnologia da informação e comunicação, em especial, as relacionadas a big data e machine learning para aplicação em agronegócio, indústria, saúde e bem-estar e varejo. Esse tipo de investimento é uma modalidade de apoio distinta do crédito tradicional, em que uma empresa gestora identifica o potencial de crescimento de um negócio e adquire um percentual de suas ações.

Na parceria com o Bandes, a empresa selecionada terá o Fundo como sócio do empreendimento, fazendo o aporte de recursos em troca de participação acionária. Além do investimento, a gestora do Seed4Science, a Fundepar, participa ativamente da gestão das empresas, dando suporte estratégico e gerencial, ajudando na seleção e formação da equipe, definindo metas e acompanhando os resultados, visando à aceleração do negócio.

O Bandes atua como cotista do Fundo de Investimento em Participações, prestando orientações no processo de prospecção de empresas e empreendedores, além de fazer a aproximação entre os fundos e o mercado capixaba.

Como as empresas capixabas são selecionadas?

O processo de seleção de uma empresa tem várias etapas que avaliam profundamente o negócio:

Prospecção de oportunidades: Fase inicial da busca de boas empresas com grande potencial de retorno econômico.

Análise: A empresa gestora analisa a oportunidade de forma detalhada.

Negociação: É firmada uma parceria entre as empresas selecionadas e o Fundo, com a definição da participação dos novos sócios e o funcionamento da empresa.

Aprovação do Comitê de Investimento: As propostas negociadas e aprovadas pelo gestor passam pela aprovação de um comitê formado por alguns cotistas.

Investimento: A empresa é convertida em S.A. e ocorre o primeiro aporte de recursos nos projetos.

 

Agenda Seed4Science 

Data: 13 e 14 de fevereiro

Para marcar uma agenda com a Fundepar, gentileza entrar em contato pelo e-mail contatofundepar@fundepar.com.br

 

Palavras-chave , , , , , , ,