Investida Fundepar ajuda empresas aumentarem a produtividade e eficiência em seus trabalhos usando Inteligência Artificial
Com o avanço da Inteligência Artificial (IA), o mercado tem focado, cada vez mais, em suas possibilidades e aplicações. Desde a ciência da computação até a neurociência, passando pela estatística de dados, engenharia de hardware e software, essa tecnologia permeia diversas áreas, possibilitando revolucionar processos e procedimentos.
Apesar das discussões e receios que cercam a IA, associados à sua capacidade de substituir postos de trabalho, sua ascensão como ferramenta de apoio nas empresas já é uma realidade. A rápida evolução dessa tecnologia está promovendo eficiência e produtividade em diversas organizações, potencialmente causando um impacto significativo no mercado de trabalho. Com a tecnologia, é possível automatizar tarefas e atividades rotineiras e repetitivas fazendo com que as pessoas se concentrem em outras mais complexas, ao mesmo tempo que reduz erros humanos.
No caminho desse movimento está a NeuralMind, uma das empresas investidas pelo fundo Seed4Science, sob gestão da Fundepar. Fundada por Patrícia Tavares e Roberto Lotufo em 2017, a startup é especializada em soluções de IA Generativa. De acordo com Patrícia Tavares, CEO da empresa, a inteligência artificial pode ser utilizada para transformar o modo pelo qual as empresas usam, analisam e extraem valor de seus dados. “Levamos às pessoas as informações certas para tomada de decisão e melhoria operacional. Buscamos transformar as jornadas dos profissionais na execução de suas atividades e o atendimento a clientes”, completa.
Os produtos NeuralMind ajudam a potencializar a eficiência operacional das empresas, fazendo com que seja simples encontrar informações tanto para a tomada de decisões quanto para o atendimento ao cliente. “Um dos nossos serviços, por exemplo, é o chatbot inteligente que pode ser disponibilizado no site ou whatsapp e outros canais. Ele visa atender dúvidas de clientes usando a base de conhecimento proprietário da empresa, fornecendo respostas mais parecidas com as de um ser humano e automatizando o serviço”, completa Patrícia.
Outra solução oferecida é o Relator I, que visa sumarizar diversos documentos, extrair dados e preparar uma proposta de relatório, parecer ou outro tipo de documento com uma sugestão de resposta ou análise para o decisor avaliar e acelerar suas atividades. “Esse serviço ajuda também na análise de contratos e outros documentos para finalidades diversas, como due dilligence, que é um procedimento que visa fazer pesquisas e investigações aprofundadas acerca de uma empresa.”
Os produtos disponibilizados pela NeuralMind são:
NeuralSearchX – um motor de busca sofisticado e com a capacidade de responder a consultas com base nos documentos armazenados no servidor da empresa. NeuralSearchX oferece uma variedade de benefícios, incluindo pesquisa em bases de dados para facilitar as tarefas, um ambiente "GPT3-like" para interações mais naturais.
NeuralSearchX Bot - O NeuralSearchX Bot permite criar chatbots que oferecem respostas muito mais próximas às de um humano para seus clientes a partir de documentos de atendimento ao cliente que você já tenha, sem pipelines e configurações adicionais. Otimiza a estrutura de atendimento e oferece uma experiência melhor para seus clientes, garantindo uma jornada mais tranquila a partir de respostas rápidas e precisas.
NDocs - NDocs simplifica o processo de extração de dados-chave de matrículas digitais de imóveis. Ao enviar as matrículas digitalizadas, o NDocs automaticamente extrai informações essenciais, como os proprietários atuais, a porcentagem de propriedade de cada um, a existência de ônus e sua natureza, além do tipo de imóvel e sua área.
Inteligência Artificial
A IA é um conjunto de tecnologias baseadas principalmente em machine learning e aprendizado profundo para análise de dados, previsões, categorização de objetos, processamento de linguagem natural, recomendações e recuperação inteligente de dados. O relatório anual The Future of Jobs, divulgado em 2023, apontou para uma expectativa de que quase 75% das empresas pesquisadas adotem o uso da inteligência artificial e que isso leve a uma alta rotatividade de empregos. O mesmo estudo mostra que metade dessas organizações acham que a tecnologia influência na expansão do mercado de trabalho.
Patrícia Tavares ressalta que o primeiro passo para as empresas será adquirir conhecimento básico sobre o funcionamento das IAs. Aprendendo como podem ser aplicados nas diferentes áreas e ir desenvolvendo habilidades humanas que possam complementar o uso da IA. O pensamento crítico, criatividade, resolução de problemas e inteligência emocional são outras habilidades importantes. “Há vários benefícios de utilizar sistemas de inteligência artificial, e a medida em que ela se torna mais acessível enxergamos novas possibilidades”, completa.