Notícias

Quem será impactado pelo meu negócio? 

9 de dezembro de 2024

Conceitos como segmentação de mercado e definição de públicos foram discutidos no módulo 5 do Motirõ 

 

O módulo 5 do Motirõ foi dedicado à discussão de princípios relacionados ao mercado. Com a condução do professor Plínio Magalhães, os participantes realizaram atividades práticas e teóricas no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais e no Parque Tecnológico de BH, o BH-TEC. 

 

A partir da definição de segmentação de mercado, Magalhães demonstrou a importância de entender como a empresa se relaciona com seus públicos e quais são as pessoas que ela quer impactar, seja como beneficiários ou, principalmente, como clientes potenciais.

 

Ao falar sobre a importância da segmentação de mercado, Magalhães abordou diferentes estratégias de marketing e demonstrou as vantagens do marketing de segmentação. Segundo ele, essa abordagem permite um grau de diferenciação de estratégias maior do que o marketing de massa, mas ainda mais amplo do que uma atuação por nicho ou customizada. Dessa forma, encontrar o segmento de mercado ideal para determinado momento da empresa é essencial para alcançar bons resultados. 

 

Os participantes também puderam conhecer detalhes sobre os diferentes modelos de relacionamento de empresas, além de aprofundarem o debate sobre como conduzir estudos para avaliar o tamanho de mercado. 

 

Durante as atividades, a importância do dimensionamento do mercado de atuação e o uso de ferramentas para validação do problema que o negócio pretende enfrentar, além da relevância da coleta confiável de impressões e avaliações dos clientes para melhoria de produtos ou serviços foram trabalhadas. Magalhães também destacou que tornar mais tangível e mensurado o mercado potencial de determinado negócio é uma forma de atração de investimentos. 

 

“Em estágio inicial, a coleta de dados pode ser um grande desafio para os empreendedores, que ficam na dúvida se estão subestimando ou superestimando o mercado. Nesse módulo, o mais importante é que eu quis mostrar a eles que existe um caminho. À primeira vista, pode não ser tão simples, mas juntos conseguimos avançar”, sintetiza Magalhães. 

 

Imagens: Eduardo Gabão

Compartilhe o nosso conteúdo:

Posts Recentes: