Notícias

Público não é alvo, é agente de mobilização 

10 de junho de 2025
001 (1)

Módulo sobre Comunicação traz perspectiva da mobilização social como ferramenta para dialogar com públicos dos negócios de impacto 

 

O que é específico da comunicação para Negócios de Impacto? Essa foi uma das perguntas que orientaram as reflexões propostas pelo professor do departamento de Comunicação da UFMG, Daniel Reis, no módulo 4 deste ciclo do Motirõ. Ele trouxe uma perspectiva de comunicação que entende os públicos como construções dinâmicas e específicas de cada empresa/contexto e não como “públicos-alvo” que devem ser “atingidos”. 

 

A Comunicação estratégica, nesse cenário, é a que consegue estabelecer vínculos com as pessoas com quem dialoga. Indo além da divulgação, mas relacionando aquilo que o negócio faz com as causas e os problemas que mobilizam as pessoas com quem se quer dialogar. A Escala de Vínculos foi apresentada como ferramenta para distinguir como agir em relação a que tipo de público mapeado. 

 

Os participantes também discutiram o uso antiético da comunicação no contexto dos impactos socioambientais, como no greenwashing, ESGwashing, entre outros.  

 

Veja o infográfico interativo, com os destaques e sugestões de conteúdos extras do módulo, clicando aqui

Compartilhe o nosso conteúdo:

Posts Recentes: