TAM, SAM, SOM, B2B, B2C, C2C… Motirõ realiza módulo focado em desmitificar noções de segmentação de mercado
Entender bem a parcela do mercado em que se atua impacta diretamente no planejamento estratégico de um negócio. Por isso, o professor da UFMG, Plínio Monteiro, participou pela segunda vez do Motirõ, conduzindo um módulo específico sobre Mercado.
Nesse módulo, um dos conceitos centrais que foram trabalhados foi o de modelo de relacionamento do negócio, ou seja, a relação que é estabelecida a partir dos públicos conectados por determinada empresa, por exemplo:
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- B2B – Business-to-Business | Empresas que oferecem serviços e/ou produtos para outras empresas
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- B2C – Bussiness-to-Consumer | Empresas que oferecem serviços e/ou prodtuso para os consumidores finais
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- C2C – Consumer-to-Consumer | Plataformas que facilitam a negociação de consumidores com consumidores
Com a segmentação adequada de mercado, é possível estabelecer melhor, por exemplo, as ações de marketing, vendas, parcerias, em busca de melhores resultados. Nesse contexto, os participantes conheceram os conceitos de TAM (Total Available Market, Mercado Total Endereçável), SAM (Serviceable Addressable Market, Mercado Alvo Acessível) e SOM (Serviceable Obtainable Market, Mercado Alvo Alcancável). E entenderam como esse refinamento fornece informações valiosas para a construção de um bom posicionamento institucional.
Na aceleração, os integrantes das empresas participantes olharam para os próprios negócios e, com orientação individualizada, definiram os próprios mercados de atuação.
Veja o infográfico interativo, com os destaques e sugestões de conteúdos extras do módulo, clicando aqui.




















