Notícias

Hora de comprovar os impactos positivos

16 de julho de 2025
1L3A8671

Em diálogo com o módulo de Teoria da Mudança, trilha de conhecimento aborda mensuração de resultados

 

Além de gerar impacto socioambiental positivo, é importante demonstrar que resultados esse impacto está gerando. Por isso, o mês de junho foi encerrado com o módulo Mensuração de Impacto, ministrado pela professora Gabriela Reis, que também conduziu as conversas no módulo de Teoria de Mudança

 

A mensuração de impactos passa pela definição de indicadores que podem ser monitorados ao longo da realização das atividades. “Não basta querer ou gerar o impacto, é preciso demonstrar”, explica Reis. Essa demonstração deve acontecer por meio de Key Performance Indicator (KPIs) que são definidos conforme o contexto.  

 

Bons indicadores devem seguir uma lógica definida como S.M.A.R.T., um acrônimo em inglês para ser específico (Specific), mensurável (Measuable), atingível (Achievable), relevante (Relevant) e com prazo definido (Time-bound). Gabriela Reis ainda diferenciou os indicadores de impacto socioambiental, como indicadores que se relacionam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e o Modelo C, que trabalhado em módulos anteriores. 

 

Veja o infográfico interativo, com os destaques e sugestões de conteúdos extras do módulo, clicando aqui

Compartilhe o nosso conteúdo:

Posts Recentes: