Iniciativa focada em médicos cooperados da Unimed BH teve a parceria da Fundepar na elaboração de metodologia adaptada e na condução do processo de aceleração
Em outubro, encerrou-se a primeira edição do Programa Juntos Inovamos.Coop. A iniciativa, desenvolvida pelo Horizontes Hub, da Unimed BH, ofereceu seis semanas de workshops e mentorias para aprimorar propostas de empreendedorismo criadas por médicos cooperados. A Fundepar foi parceira no projeto.
“Utilizamos nossa expertise na análise e desenvolvimento de negócios e formulamos um processo intenso, focado nos principais pontos que impactam a estruturação, o desenvolvimento, a sustentabilidade e a captação de recursos em uma startup. A maturidade das empresas e dedicação dos empreendedores foi um diferencial para o resultado. A inovação, quando surge de um problema realmente importante e bem identificado, tem mais chance de gerar uma solução disruptiva. A clínica médica pode ser um ambiente muito promissor nesse sentido”, afirma o diretor executivo da Fundepar, Carlos Lopes.
Foram 59 equipes inscritas em três diferentes estágios de maturidade. Dessas, cinco foram selecionadas para participar da aceleração. A metodologia foi desenvolvida a partir da experiência acumulada pela Fundepar em mais de dez anos apoiando e investindo em negócios inovadores com diferencial tecnológico e impacto positivo na sociedade.
O encerramento da primeira edição do programa aconteceu no Encontro de Cooperados da Unimed-BH deste ano com um Demoday. Na ocasião, os participantes puderam expor seus projetos para investidores, aceleradoras e referências em empreendedorismo tecnológico.
Conheça as cinco participantes do Juntos Inovamos.Coop
Virtus Hospitalista em Foco – uma plataforma para reduzir permanências desnecessárias de pacientes em internações (Vencedora do Destaque desta edição)
MedCare.Me – telereabilitação personalizada, com acompanhamento clínico e físico por meio de vídeos na etapa de pós-cirurgia ortopédica.
EmPRO – inovação para a capacitação de médicos em metodologias ativas, comunicação e neurociência da aprendizagem.
Æqualis – pesquisas e validações com dados para simulações de pacientes reais com aplicação de inteligência artificial.
Deep Evidence – aplicativo que permite a realização de buscas e entrega respostas via chat inteligente com fontes e links diretos para artigos científicos.
Imagens: Arquivo Juntos Inovamos.coop







