Notícias

A importância dos valores para negócios de impacto

2 de dezembro de 2024
54171577427_b3dc5fffbc_o

Entender como os valores de cada pessoa e grupo são construídos foi o tema do módulo 4 do Motirõ, com atividades na UFMG e no BH-TEC.  


Na semana passada, aconteceu o módulo 4 do programa Motirõ – Desenvolvimento de Negócios de Impacto. Dessa vez, o debate foi sobre o tema Fluxo de Valor e teve a condução do professor Hermes Magalhães. Os encontros aconteceram no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais e no BH-TEC, parque tecnológico de Belo Horizonte. 


De acordo com o professor Hermes, os valores estão intimamente relacionados com a cultura e as experiências de cada pessoa e cada grupo social. Por isso, entender desejos e experiencias pode ser um caminho eficiente para perceber os valores envolvidos em uma situação. 


No contexto dos negócios de impacto, a construção de valores é um aspecto importante tanto das relações dos empreendedores com públicos externos, como clientes, quanto com públicos internos, como a equipe de trabalho. 


Então, em atividades expositivas e práticas, os participantes do Motirõ puderam explorar ferramentas, como o “Mapa de Empatia”. Com ele, é possível começar a compreender o que sente, pensa e vê o interlocutor de uma interação, além de dores e ganhos percebidos por aquela pessoa. 


Para gerar valor, é importante priorizar o “porquê” alguém toma uma decisão na análise, de acordo com Magalhães. Isso se aplica em diversos momentos, por exemplo: como aumentar o engajamento de um time ou no processo de decisão de um cliente potencial sobre comprar ou não determinado produto ou serviço. 


“As pessoas precisam entender que ‘valores’ não devem ser palavras bonitas para ficar na parede. Elas devem ser guias para ação. Por que você faz o que faz? Esses são seus valores” afirma Magalhães. 


Imagens: Eduardo Gabão

Compartilhe o nosso conteúdo:

Posts Recentes: