Com o apoio da Findep, a PecSmart tem o objetivo de melhorar o monitoramento da tecnologia que com o uso da I.A permite a extração de dados em tempo real e gera inputs valiosos para a agroindústria.
A PecSmart, investida da Fundepar desde junho de 2022, foi uma das startups classificadas no edital de Subvenção Econômica à Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Juntamente com mais cinco startups associadas à Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), a empresa vai receber recursos para o desenvolvimento de projetos de inovação de Inteligência Artificial (IA), aprimorando soluções já oferecidas.
A PecSmart pretende aprimorar a tecnologia SmartFeed, repercutindo diretamente nos serviços oferecidos SmartFeed Graneleiros e SmartFeed Granjas. O SmartFeed realiza o monitoramento do grão de ponta a ponta, focando desde as unidades de armazenamento até às unidades de produção de aves, suínos, bovinos, sem necessidade de inputs manuais de informação, por meio da inteligência artificial. “A partir do estoque no campo, utilizamos IA para traçar as melhores rotas de entrega, automatizando todo o processo”. disse Diego J.Kurtz, diretor executivo da PecSmart.
O aprimoramento da tecnologia vai impactar a capacidade de escala, buscando a otimização de manufatura e robustez da versão de produto atual, que já atende 15 clientes com mais de 300 equipamentos no campo. A meta para 2024 é chegar a mil unidades de equipamentos em campo, entre novos clientes e venda de uma versão mais completa e de maior valor do produto para os atuais consumidores, todas empresas de grande porte do mercado do agro.
Sobre a PecSmart
A PecSmart tem como objetivo principal tornar a produção mais inteligente a partir da gestão ágil da informação, obtida de forma automática, sem a necessidade de alimentar os sistemas ou planilhas com dados coletados manualmente. A empresa desenvolve tecnologias para coletar dados valiosos com precisão – seja dentro das fábricas de ração e unidades de armazenamento de grãos ou na gestão operacional. As soluções combinam métricas zootécnicas -campo do saber que se dedica ao estudo da criação, conservação e produção animal- gestão de estoques de grãos e ração e gerenciamento de dados.
As tecnologias fornecem, de forma automatizada, inputs valiosos para a agroindústria, tanto nas granjas quanto em unidades de armazenamento e beneficiamento de grãos, facilitando a gestão operacional e combinando métricas para o gerenciamento de dados com foco no incremento do retorno e aumento da produtividade.
“A vantagem dessas tecnologias para a agroindústria é a extração de dados em tempo real para a tomada de decisão. Conseguimos saber sobre dados de estoque de grãos, consumo de ração, desempenho e sanidade para otimizar a produção, reduzir custos e aumentar a rentabilidade”, explica Diego J.Kurtz.
Produtos e serviços à venda
Sendo uma empresa que faz gestão de informações por meio das tecnologias que servem para o monitoramento das condições de unidades de armazenamento e beneficiamento de grãos dos animais da suinocultura e avicultura, bovinocultura de leite e psicultura, as tecnologias oferecidas pela empresa permitem que o cliente entenda quando, como e qual o melhor momento para interferir no manejo.
Os produtos e serviços são:
Smartimic: utiliza a bioacústica - transmissão de informação através da produção de som - para registrar o comportamento de tosse nos barracões. Este produto inovador permite que o estado de saúde respiratória de seus animais seja observado automaticamente. A partir da identificação precoce de um surto, alertas são emitidos, a vacinação pode ser realizada de maneira direcionada e o uso de antibióticos pode ser reduzido.
Smartcam: monitora o peso dos animais de forma automática, 24 horas por dia, 7 dias por semana, acompanhando o ganho de peso diário, o peso médio do lote e a uniformidade dos suínos de forma contínua e aumentando a produtividade. Dispensa a necessidade de lançar informações manualmente no sistema.
Smartfeed Granjas: monitora o consumo diário de ração e permite o acompanhamento por meio de sensores instalados nos silos. A partir daí é possível estratificar os dados para identificação do ritmo de consumo ao longo do dia, conversão alimentar (a partir do cruzamento com a tecnologia Smartcam) e resposta a distintas estratégias nutricionais e de manejo. Os dados de medição são armazenados na nuvem e permitem a análise por meio de séries históricas. Informações importantes de gerenciamento, como consumo diário médio, ritmo de consumo ao longo do dia, picos e eventuais anomalias, alertas de pedidos, estão disponíveis 24/7, não importa onde você esteja.
Smartfeed graneleiros: trata-se de um sistema de controle para estoques de silos com monitoramento em tempo real. Os benefícios são redução no tempo de monitoramento, maior eficiência no trabalho, eliminação do trabalho em altura, coleta de dados em dias chuvosos, sem limite de acessos, maior assertividade do estoque.
Sobre o edital
O edital investiu R$ 80 milhões, que foram distribuídos em quatro linhas temáticas: Agro 4.0, Saúde 4.0, Indústria 4.0 e Cidades Inteligentes e Turismo 4.0. A PecSmart foi selecionada para a área da indústria, juntamente com a Indicium.
Os projetos a serem desenvolvidos serão soluções tecnológicas para desafios apontados por instituições cofinanciadas em cada uma das linhas temáticas. As soluções de inteligência artificial inscritas podem ser fundamentadas nas tecnologias de Machine Learning, Deep Learning, Big Data Analytics, Processamento de Linguagem Natural e Visão Computacional.