Hub de inovação inicia nova fase, sob gestão integral da Fundepar, e seleciona propostas de pesquisadores da UFMG para utilização excepcional das infraestruturas
Até o próximo dia 15 de setembro estão abertas as inscrições para pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que desejem desenvolver projetos na infraestrutura do BiotechTown. Os projetos deverão ser executados entre outubro de 2025 e maio de 2026, com possibilidade de prorrogação, sem cobrança de aluguel ou qualquer taxa de utilização.
O BiotechTown é um polo de desenvolvimento de startups de biotecnologia e ciências da vida cujas instalações são certificadas pela Anvisa e cuja totalidade dos ativos foi adquirida pela Fundepar no primeiro semestre de 2025. O objetivo nesta nova etapa é intensificar as ações de fomento do ecossistema de inovação nacional realizadas pelo hub.
“Nossa meta é trabalhar o ativo disponível para que o objetivo inicial do BiotechTown se concretize: ser o facilitador para que as startups de biotecnologia e ciências da vida possam chegar ao mercado”, sintetiza o diretor executivo da Fundepar, Carlos Lopes. Com 850m² de área construída, o Biotechtown tem planta produtiva e laboratórios controlados que seguem rígidos padrões de segurança e qualidade disponíveis para utilização.
A chamada para pesquisadores acontece em paralelo a outras ações do hub, sempre voltadas para o apoio ao desenvolvimento de produtos e negócios em biotecnologia, sejam eles startups ou empresas de todos os portes.
Atualmente, o centro de pesquisas em biotecnologia CT-Vacinas e a spin-off Detechta já têm parcerias com o BiotechTown para a produção de kits de teste rápidos de diagnóstico para saúde humana.
Infraestrutura de ponta
A chamada para os pesquisadores da UFMG inclui tanto os equipamentos do Open Lab (Laboratório), quanto do CMO (Planta Produtiva). No Open Lab, pesquisadores poderão utilizar, por exemplo, os laboratórios de Biologia Molecular, Cultivo Celular, Microbiologia, dentre outros, além de todos os equipamentos disponíveis.
Já no CMO, os pesquisadores terão à disposição toda infraestrutura para prototipagem e produção de kits de diagnóstico ou produtos para saúde classes I a IV.
Apoio à UFMG orienta nova gestão
Sob a gestão da Fundepar, o BiotechTown estará cada vez mais integrado à UFMG e à produção científica brasileira. “A pesquisa científica de qualidade, no Brasil, é majoritariamente realizada nas universidades e centros de pesquisas, logo queremos que o BiotechTown seja conectado com os pesquisadores e reconhecidos como uma plataforma que catalise os processos de transferência, registro e produção de novas tecnologias”, resume o diretor.
A Fundepar é uma gestora de fundos de investimentos e programas desenvolvida e mantida pela Fundep para investir em negócios inovadores, com elevado diferencial tecnológico e impacto positivo. São mais de 12 anos de experiência em investimento e desenvolvimento de deep techs originadas nas universidades e centros de pesquisa brasileiros. Segundo o presidente da Fundep, professor Jaime Ramírez, “esta é mais uma ação que abre diferentes possibilidades de apoio à pesquisa na UFMG, que é a missão da Fundep desde que ela foi desenhada pelos próprios docentes pesquisadores da Universidade, há 50 anos”.
Critérios de seleção
Para participar, os projetos devem ser inscritos, pelo coordenador, por meio do Sistema de Fomento da Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (PRPq/UFMG), até às 23h59 do dia 15 de setembro de 2025. As propostas serão analisadas por uma Comissão Julgadora, que avaliará o caráter inovador, o impacto positivo gerado, a compatibilidade com a infraestrutura do BiotechTown, a potencialidade de evolução de TRL (nível de prontidão tecnológica) no BiotechTown, dentre outros.
A lista completa dos equipamentos e estruturas nos anexos I e II da chamada pode ser conferida clicando aqui.
O resultado preliminar está previsto para ser divulgado no dia 20 de setembro de 2025. Para ter mais informações, entre em contato pelo e-mail contato@fundepar.com.br e leia a chamada completa, clicando aqui.
