Notícias

Fundepar é selecionada para programa catarinense de Corporate Venture Capital 

13 de dezembro de 2024

Iniciativa do Sebrae de Santa Catarina busca aproximar operadoras, startups e grandes empresas 

 

A Fundepar foi uma das quatro selecionadas para participar do novo programa de investimentos do Sebrae de Santa Catarina. O programa Sebrae de Corporate Venture Capital (CVC) foi anunciado na segunda (9) e tem o objetivo de investir e acelerar startups com apoio financeiro de grandes empresas.

 

O Corporate Venture Capital (CVC) é uma estratégia utilizada por grandes empresas para realizar investimentos em startups. Em muitos casos, esse tipo de investimento é uma ótima alternativa para organizações que buscam soluções inovadoras que sanem entraves ou aprimorem processos e desafios internos.  O CVC, também conhecido como capital de risco corporativo, é uma prática cada vez mais consolidada no mercado como uma forma de fortalecer e dinamizar o ecossistema de inovação. 

 

No caso do programa do Sebrae/SC, o CVC será operado por uma das quatro instituições brasileiras que foram definidas após um processo criterioso de licitação pública. Além da Fundepar, em joint venture com MOA Ventures (SC) e Dealist (SP), são elas: Bossa Invest (SP); Valetec Capital (SC) e Ventiur Investimentos (RS).

 

O modelo é inédito no Brasil. As operadoras atuarão como coinvestidoras e sócias ostensivas em sociedades em contas de participação (SCPs) – ou seja, serão as gestoras dos investimentos. Já o Sebrae/SC auxiliará na prospecção de startups aptas ao programa e além de investir 10% como contrapartida ao valor aportado pelas corporações. As startups selecionadas terão, além do aporte financeiro, mentorias, consultorias, capacitações, desenvolvimento dos empreendedores e aceleração. 

 

“Essa é uma ótima oportunidade para colocarmos em prática nosso propósito institucional: contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Brasil e conectar capital com empreendedores”, explica Felipe Godoi, diretor de gestão da Fundepar. O evento aconteceu em Florianópolis, conhecida como Ilha do Silício brasileira e nomeada capital nacional das startups pelo Congresso Nacional, em setembro de 2024. 

 

A partir de agora, o Sebrae/SC e operadoras iniciam o processo de prospecção de grandes empresas que desejem realizar investimentos CVC. Então, será o momento de dar segmento à estruturação de SCPs e à seleção de startups aptas ao programa. 

Da esquerda para a direita, Marcos Regueira (Gerente do Sebrae/SC), Pedro Pirajá (advogado do Sebrae/SC), Marcos Buson (Moa Venture), Felipe Godoi (Fundepar) e Emérico Café (Dealist).

Compartilhe o nosso conteúdo:

Posts Recentes: