Revista Times Higher Education avalia as universidades que desenvolvem iniciativas para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU
O University Impact Rankings divulgou, nesta semana, a edição 2024 do ranking promovido pela revista britânica Times Higher Education (THE), com o objetivo de avaliar as universidades mais sustentáveis do mundo por meio das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Neste ano, o ranking avaliou 2.152 universidades de 125 países para produzir a classificação de impacto geral e classificou 1.963 delas, número maior que na edição anterior, que foi de 1.591, tornando o Impact Rankings o maior ranking de sustentabilidade do mundo.
Universidades se destacam em diferentes temas globais
As universidades, por meio da excelência em ensino, pesquisa e extensão, destacam a importância de abordagens holísticas aos desafios globais e papel crítico da academia na promoção de mudanças sustentáveis.
A UFMG se destacou em primeiro lugar nas categorias que avaliaram os ODS 3 e 10, saúde e bem-estar e redução das desigualdades e, em segundo lugar no ODS 16, Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Representando a região Sul do País, a UFSM foi classificada entre as dez melhores universidades brasileiras no ranking geral e em relação aos objetivos de desenvolvimento sustentável destacou-se em segundo lugar nos objetivos 1 e 2, combate à pobreza e combate à fome, respectivamente, e em terceiro lugar no ODS 15, Vida na Terra.
A UFABC conquistou o primeiro lugar nos objetivos 11, cidades e comunidades sustentáveis e, 16, Paz, Justiça e Instituições Eficazes. E, a UFOP, foi classificada em quarto lugar no objetivo 4, educação de qualidade.
A importância dos objetivos de desenvolvimento sustentável
Criados em 2015 pela ONU, os 17 ODS compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030. Os objetivos são divididos em 169 metas que tratam de vários temas importantes para o desenvolvimento humano em cinco perspectivas: pessoas, planeta, prosperidade, parceria e paz.
O objetivo é fazer com que todas as metas sejam cumpridas ou iniciadas até o ano de 2030. As universidades têm um papel fundamental para os esforços coletivos em comprimir com os ODS.