Notícias

Lume fecha parceria para fabricar primeiro caminhão elétrico autônomo da América Latina  

29 de julho de 2024

Empresa investida da Fundepar recebe R$ 3 milhões para criação do primeiro caminhão elétrico autônomo e sem cabine do continente 


Mais um passo foi dado para a implementação de uma tecnologia que pode revolucionar o setor de logística de cargas. Na semana passada, foi assinado o contrato entre a Lume Robotics, a produtora de celulose Suzano e a Finep para o desenvolvimento do primeiro caminhão elétrico autônomo e sem cabine da América Latina. O veículo será testado, até 2028, nos terminais portuários da Suzano. 


A partir de conceitos da Indústria 4.0, como inteligência artificial, robótica e mobilidade elétrica, a startup desenvolveu o Sistema Lume de Mobilidade Autônoma, que será utilizado no projeto do caminhão autônomo. Com ele, os seres humanos serão menos expostos a áreas de risco e os custos de logística serão reduzidos. A Lume é uma das investidas da Fundepar. 


O projeto foi selecionado, dentre 126 outros, pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, graças ao potencial disruptivo da solução. 


Próximos passos 

“Agora, iremos avançar para revisões das especificações técnicas do projeto e iniciar o processo de fabricação, montagem e testagem. Nosso cronograma prevê terminar tudo até 2027”, explica Rânik Guidolini, Diretor Executivo da Lume.  


Nos testes reais, o veículo terá que carregar 64 toneladas de celulose do armazém até o costado do navio, percorrendo cerca de 4 quilômetros por ciclo. A expectativa é realizar cerca de 50 viagens por dia, em operação contínua e ininterrupta. 


A conquista também foi divulgada pelos jornais A Tribuna e Gazeta

Compartilhe o nosso conteúdo:

Posts Recentes: