Empresa investida pela Fundepar que fornece soluções em inteligência artificial com foco na automação de operações integra lista das 100 Startups to Watch 2023, que destaca empresas de base tecnológica e com grande potencial de crescimento
A jornada empreendedora para startups deeptechs - startups baseadas em investigação científica que atuam com inovações complexas -, que se dedicam a desenvolver soluções proprietárias inovadoras, na fronteira da tecnologia, não é simples. Mas ao encontrar apoio e investimento, elas podem crescer e se destacar, como prova o histórico da Neuralmind, que, três anos depois de ser investida pela Fundepar integra a lista das 100 Startups to Watch 2023.
Oferecida pelas revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, em parceria com as consultorias Elogroup e Innovc, a premiação reconhece os negócios mais promissores do ecossistema de inovação do Brasil. Na sexta edição, a iniciativa reuniu as empresas de base tecnológica e com grande potencial de crescimento nos próximos anos.
Em 2021, a NeuralMind já havia sido indicada para a premiação. “Ser parte da seleta lista das 100 Startups To Watch 2023 elaborada por Pequenas empresas e grandes negócios, pela segunda vez, que destaca as cem empresas mais promissoras do ecossistema de inovação brasileiro é um grande reconhecimento para nossa trajetória” disse Patrícia Tavares, CEO da NeuralMind.
Investimento Fundepar propiciou aprofundamento das soluções
De acordo com a gestora, o investimento Fundepar propiciou um importante diferencial para o negócio nascente. “Para conseguirmos avançar no nosso modelo de negócios, foi essencial nosso primeiro investimento, em 2020, por um fundo que entende e apoia deeptechs: o Seed4science da Fundepar”, ressalta Patrícia.
Ainda de acordo com Patrícia Tavares, devido à natureza das deeptechs - cujas soluções oferecidas são oriundas de pesquisa científica e tecnológica - há um maior grau de inovação e complexidade, que envolvem maior risco e tempo para chegar ao mercado do que startups em geral. E por serem baseadas em pesquisas que levam a inovações disruptivas, diante de um mercado que muda constantemente, é necessária adequação a novas tendências.
“Encontrar investidores que valorizem e entendam o ciclo de uma deeptech, que é diferente de outras startups, é essencial para o crescimento e desenvolvimento deste tipo de empresa, tão importante em diversas economias”, finaliza.
Prêmio 100 Startups to Watch valoriza diversidade em sua edição 2023
Divulgado no último dia 9, o 100 Startups to Watch 2023 é um projeto desenvolvido pelas revistas da Editora Globo Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, em parceria com as consultorias Elogroup e Innovc. A NeuralMind consta na listagem na categoria campo jurídico, juntamente com a Kor Solutions.
As empresas escolhidas foram avaliadas em grau de inovação, potencial de mercado, negócio e escalabilidade, equipe e maturidade da solução. O comitê do projeto foi formado por representantes de organizações, fundos de investimento e iniciativas públicas de fomento, além de jornalistas da Editora Globo.
Foram inscritas 2.076 startups na fase inicial. Este ano, as regras estipulavam que passariam à etapa de avaliação final 200 startups que deveriam ter 50% ou mais do seu quadro societário com características de diversidade (declarar-se preto, pardo, amarelo ou indígena; do sexo feminino; LGBTQIAP+; ou pessoa com deficiência).
A mudança nas regras provocou um novo perfil de empresas listadas no reconhecimento final. Em 2022, 29% das finalistas apresentavam esse perfil, porcentagem que saltou para 44% em 2023. Startups do Nordestes aumentaram sua participação na listagem em 66,7%, enquanto aumentou em 50% número de startups do Centro-Oeste contempladas.
Sobre a NeuralMind
A NeuralMind é uma fornecedora de soluções em inteligência artificial com foco na automação de operações, compliance - adoção de procedimentos internos por meio de um programa cuidadosamente estruturado- e detecção de fraudes, que fica localizada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.
Fundada em 2017, por Patrícia Tavares e Roberto Lotufo, com o objetivo de transformar o modo pelo qual as empresas extraem valor, analisando e usando sua base de conhecimento, a NeuralMind aplica os mais recentes avanços da inteligência artificial em áreas diversas, permitindo que rapidamente encontrem as informações corretas para aumento da produtividade e eficiência.