Motirõ inicia atividades discutindo a importância dos negócios de impacto para o mundo de hoje e analisando exemplos práticos, além de convidar participantes a repensar próprias ideias
Nesta semana, aconteceram as atividades do Módulo I do Motirõ, nas instalações do CAD 3 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na sede da Fundepar, em Belo Horizonte. Nesta etapa, com o título de Introdução à Economia e Negócios de Impacto, os participantes puderam se aprofundar nos conceitos e exemplos do segmento.
Na segunda (4), as atividades foram ministradas pelos professores Valderí de Castro Alcântara e Virgínia Alfenas.
Valderí de Castro Alcântara conduziu as discussões sobre o conceito de Negócios de Impacto, segundo as principais referências do mercado. Além disso, foram tratadas as diferenças entre os negócios de impacto e a agenda ESG. Ele destacou, ainda, a distinção entre “negócios com impacto” e “negócios de impacto”, demonstrando a importância de o retorno positivo estar no centro do modelo dos Negócios de Impacto.
Virgínia Alfenas complementou o debate, apresentando os principais arranjos institucionais do setor no Brasil, como a Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto), o Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Grupo de Articulação Pró-Impacto (GAS), voltado à promoção do ambiente institucional e normativo favorável aos Negócios de Impacto.
Alguns exemplos de negócios de impacto de sucesso também foram apresentados por ela. Durante as atividades práticas, na quinta (7), os participantes da aceleração foram convidados a analisar suas próprias iniciativas, do ponto de vista dos modelos de negócios de impacto existentes. Os presentes puderam trocar percepções sobre os projetos e empresas dos quais fazem parte.
Imagens: Eduardo Gabão.