Programa de desenvolvimento de negócios de impacto encerra segundo grupo de empresas aceleradas e lança primeiro Relatório de Impacto
O segundo ciclo do programa Motirõ teve 112 participantes, 16 empresas aceleradas e mais de 160 horas de trabalho, entre aulas da formação, atividades de aceleração, assessorias individualizadas e mentorias temáticas. O projeto é iniciativa da Fundepar, juntamente com a CTIT e a pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais e apoio do BH-TEC e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep).
Em setembro, durante as atividades do evento Ciência e Inovação para um Futuro Sustentável, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre as empresas aceleradas nesse ciclo. Agora, você pode conferir o pitch digital de cada uma delas:
Artê / Artezane BH – Capacita mulheres vulneráveis em marcenaria artesanal para geração de renda e autonomia.
Ecoama – Cosméticos naturais e sustentáveis que evitam químicos nocivos, reduzem plásticos e promovem consumo consciente.
GoBraids – Plataforma que profissionaliza trancistas afro com gestão, visibilidade e acesso a clientes e insumos.
Compre de uma mãe – Plataforma online com venda exclusiva de produtos de mães empreendedoras.
Open Lab Core – Cria materiais terminológicos acessíveis para surdos, promovendo inclusão e autonomia educacional.
Qit – Edtech que leva educação em ciências e matemática para escolas públicas com materiais didáticos inovadores e acessíveis.
Massalas – Compostagem de resíduos orgânicos de cozinhas industriais com gestão eficiente, reduzindo desperdício, emissões e impacto ambiental.
Óleo Verde – Coleta e reciclagem de óleo de cozinha usado, o transformando-o em biodiesel.
Florent (MDF Sustentável) – Transforma resíduos têxteis em painéis ecológicos de MDF.
Impacto Coletivo Hub – Capacita mulheres periféricas em tecnologias digitais para inclusão produtiva e emporderamento econômico.
Plaspop – Franquia de logística reversa que converte resíduos plásticos em produtos, com rastreamento e recompensas sustentáveis.
Motus – Realiza diagnósticos sociais e escutas territoriais para orientar políticas públicas e projetos sociais.
Oca Eventos Sustentáveis – Capacita mulheres em eventos sustentáveis com formação, mentorias e acesso ao mercado.
Pontinha de Sabor – Agroindústria sustentável que preserva o cerrado e promove produtos conscientes com educação ambiental.
Aproveite, clique aqui e baixe o Relatório de Impacto do primeiro ciclo do programa.
O Motirõ é uma iniciativa da Fundepar, junto à UFMG e ao BH-TEC, com apoio da Fundep e da CTIT/UFMG. As atividades do segundo ciclo estão previstas para começar em maio de 2025.
Para saber mais, continue acompanhando nosso site, nossa página no LinkedIn ou siga o Motirõ no Instagram.


