Fundep e Verde participam da Intersolar 2022
Maior feira da América Latina para o setor de energia solar tem como foco a transição energética e o futuro dos meios de transmissão, temática de hub coordenado pela Fundep e UFMG, com parceria Fundepar.
Até a próxima quinta (25), a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) participa da Intersolar South America, a maior feira da área de energia fotovoltaica, realizada dentro do congresso Smarter E South America. O evento, que tem como foco a transição energética e o futuro dos meios de transmissão, reunirá as mais recentes inovações do segmento, além de apresentar tendências, oportunidades de negócios e treinamentos para mais de 30 mil visitantes de 40 países.
O Verde – Hub de Energia Limpa e Renovável, coordenado pela Fundep e pela UFMG, com atuação conjunta do IEBT Innovation, Fundepar e Bertha Capital – estará presente no evento por meio de um estande que vai apresentar a iniciativa. A atuação do hub é pautada por uma agenda de temas ligados à Energia 4D (Diversificação, Descentralização, Descarbonização e Digitalização) e Eficiência Energética, expressa em quatro eixos temáticos: geração de energia verde, tecnologias de armazenamento, smart grid e gestão de redes e mobilidade elétrica.
“A Fundep está atenta às necessidades e oportunidades ligadas à transição energética, especialmente por atuar como elo de conexão entre as demandas do setor produtivo e as ofertas de soluções tecnológicas geradas por meio da inovação aberta. Acreditamos que a iniciativa privada (grandes empresas e startups), governo e academia precisam trabalhar juntas para promover um futuro mais sustentável e pautado por energias verdes. Neste contexto, eventos como a feira The Smarter E South America são fundamentais na promoção de ambientes de conexão”, analisa a executiva de Negócios e Parcerias da Fundep, Janayna Bhering.
Os dados do setor mostram que as gerações centralizada e distribuída de energia solar fotovoltaica ultrapassaram 17 GW, representando mais de 8% da capacidade total instalada da matriz elétrica brasileira. Essa dinâmica não se aplica apenas ao setor solar. Os projetos de armazenamento de energia estão ganhando força e há um foco crescente na distribuição e consumo de energia inteligente. Além disso, a e-mobilidade será essencial para unir a nova realidade energética à área de transportes.
“O Brasil está se tornando um mercado solar muito importante. A energia solar fotovoltaica já representa 8,1% da capacidade total instalada da matriz elétrica brasileira, com 12 GW de geração distribuída de energia solar fotovoltaica e 5,3 GW de geração centralizada de energia solar fotovoltaica, o que soma 17,3 GW de energia solar fotovoltaica”, ressalta Rodrigo Sauaia, CEO da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). “O mercado de energia solar fotovoltaica já é responsável por mais de R$ 90,5 bilhões em novos investimentos e a criação de mais de 514 mil empregos acumulados desde 2012”, conclui.
Sobre The smarter E South America
O evento The smarter E South America é o polo inovador latino-americano para a nova realidade energética. Sua abordagem dos temas sobre a transformação do sistema energético abrange os cruzamentos entre soluções e tecnologias. A feira, por meio de seus painéis, workshops e expositores, cria oportunidades de abordar toda área essencial da cadeia de valor. Destacando geração, armazenamento, distribuição e uso da energia e as maneiras como esses aspectos interagem e podem se articular inteligentemente, o evento congrega interessados no futuro da energia vindos dos mercados mais influentes do mundo.
The smarter E South America 2022
Data: 23 a 25 de agosto de 2022
Local: Expo Center Norte, São Paulo.
Horário da feira: 12h–20h
Horário do congresso: 9h–20h
Expo Center Norte – São Paulo, SP
Para mais informações sobre The smarter E South America, visite: www.ThesmarterE.com.br
Palavras-chave energia, energia limpa, tecnologia, ufmg