Notícias

Fundepar celebra 10 anos de investimento

12 de junho de 2023

Fundepar celebra 10 anos de investimento

Empresa de participações em empreendimentos de base tecnológica em estágio inicial lançada pela Fundação de Apoio da UFMG há dez anos comemora década com novo veículo de investimento.  
Com o intuito de refletir sobre o seu papel em uma década de operação e lançar um novo veículo de investimento, a Fundep Participações S/A (Fundepar) vai reunir acionistas, gestores, empreendedores, financiadores e demais atores do sistema de ciência, tecnologia e inovação para discutir “O papel do empreendedorismo na CT&I”. O evento será realizado no auditório do CAD II, no campus Pampulha da UFMG, no próximo dia 21/06, a partir das 8h30. 
Como celebração aos 10 anos de investimento e apoio ao desenvolvimento de negócios inovadores de base tecnológica, o evento discutirá a importância do empreendedorismo acadêmico – aquele produzido a partir das instituições de ciência e tecnologia – bem como dos Fundos de Investimentos em Participações (FIP) focados nos estágios iniciais de desenvolvimento dos empreendimentos desse tipo. E o “presente de aniversário” quem recebe é a Universidade, que ganhará um novo veículo de investimento, desta vez, voltado para tecnologias sociais.  

Novo fundo amplia a disponibilidade de capital para empresas inovadoras 

Atualmente, em esforço conjunto da Fundep, Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com a parceria da Fundação Arthur Bernardes da Universidade Federal de Viçosa (Funarbe/UFV) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de MInas Gerais (Codemig), a Fundepar opera o Seed4Science, um FIP de capital semente para empresas de base tecnológica.  
O novo fundo terá como objetivo ampliar a disponibilidade de capital para negócios inovadores que buscam promover impacto socioambiental positivo para a sociedade. “Ações como o Programa Brumadinho, da UFMG, que organizou várias iniciativas da UFMG em áreas ligadas às Ciências Sociais, Ciências Humanas, Educação, Linguística e Artes evidenciam um potencial para negócios disruptivos e de grande impacto social que precisam ter apoio em seu nascimento e primeiros momentos de vida, justamente os mais difíceis de uma empresa”, explica o presidente da Fundep, Jaime Arturo Ramírez. 

Capacidade provada para novos investimentos 

Para gerir o Seed4Science, a Fundepar S/A criou, em 2018, a Fundepar Investimentos Ltda, e ainda que o novo fundo tenha escopo bastante distinto do Seed4Science, é justamente da experiência de gestão deste veículo que habilita a Fundepar ao movimento de expansão. Com 7 parceiros investidores e 10 empresas investidas (confira aqui o portifólio), a Fundepar tornou-se referência neste tipo de atuação.  
“Nestes dez anos, a Fundepar estruturou diversos veículos e programas com objetivo de apoiar o desenvolvimento de empresas inovadoras. A identificação de negócios com alto potencial de crescimento assim como o suporte para superar os riscos, seja de produto e/ou de mercado, se tornou nossa especialidade. Nos anos iniciais de vida das startups, é necessário um capital mais paciente, assim como um acompanhamento mais próximo às empresas para aumentar as chances de sucesso das investidas. Após mais de 50 investimentos, diretos e indiretos, em empresas nas fases iniciais de desenvolvimento, estamos prontos para ampliar ainda mais nossa atuação. explica o diretor-executivo da Fundepar, Carlos Lopes. 
Um comitê formado por professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de diferentes áreas do conhecimento e  agentes da comunidade que  lidam com empreendedorismo social auxiliaram na definição do escopo do novo programa de investimentos. O novo veículo será lançado no dia 21 de junho, durante o evento “O papel do empreendedorismo na CT&I”, que terá abertura com participação da reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart Almeida, o presidente da Fundep, professor Jaime Arturo Ramírez, e o presidente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), professor Marco Aurélio Crocco, gestor da Fundep à época de criação da Fundepar.  

Confira a programação 

As inscrições já estão abertas para o evento “O papel do empreendedorismo na CT&I”, que será realizado no auditório do CAD II, no campus Pampulha da UFMG, no próximo dia 21/06, a partir das 8h30. Para reservar uma vaga é necessário registrar-se no Sympla. Confira a programação: 
8h30 às 9h30 – Acolhida e abertura 
9h30 – Palestra “Empreendedorismo no Brasil” – Luiz Othero, diretor-executivo da ABStartups 
10h – Relatos de casos 
Participantes 
Far.me – Samilla Dornelas, co-fundadora 
Empresa fundada por três mulheres, estudantes da Faculdade de Farmácia da UFMG, que dispensa medicamentos em modelo por assinatura. Acelerada e investida no Biotechtown – empreendimento com atuação da Fundepar – a Far.me foi adquirida pela Viveo em fevereiro de 2023. A Viveo é uma holding de participações e principal player na fabricação e distribuição de materiais para saúde, com faturamento de R$ 8,7 bi em 2022.
 
Lume Robotics – Ranik Guidoline, fundador e CEO 
Spin off da Universidade Federal do Espírito (Ufes) é investida pelo Fundo Seed4Science, gerido pela Fundepar. A empresa atua na autonomização em nível máximo de veículos para ambiente industrial. São responsáveis pelo maior percurso de um veículo autônomo já realizado no hemisfério Sul. Foram investidos pela Vix Logística, empresa do grupo Águia Branca, com faturamento anual superior a R$ 6 bilhões. 
Mediação 
Juliana Morais – Professora na Fundação Dom Cabral e mentora de negócios de Periferia e Favela, responsável pela Expo Favela Minas 2023. 
10h45 – 10 anos de Fundepar e lançamento do novo veículo 
Carlos Lopes, diretor-executivo da Fundepar 
Mais informações: 
Contato para a imprensa: 
Júlia Fernandes – juliafernandes@fundep.com.br 
(31) 3409-4225 Palavras-chave 10 anosimpacto socioambiental positivoinvestimentonovo veículo

Compartilhe o nosso conteúdo:

Posts Recentes: