Negócios de impacto socioambiental têm se destacado como agentes de transformação em um cenário onde a busca por soluções para problemas sociais e ambientais é cada vez mais urgente. No evento “Sexta no Parque”, realizado no BH-TEC no dia 12 de abril, essa temática foi o foco central das discussões, reunindo uma seleção de especialistas de todo o Brasil para compartilhar oportunidades e conhecimento.
O evento, tradicional no cenário de ciência, tecnologia e inovação, atraiu empreendedores e empreendedoras engajados no desenvolvimento de soluções para questões sociais e ambientais, bem como interessados nessas temáticas. Com o tema “Negócios de Impacto Socioambiental”, proporcionado um ambiente propício para a troca de experiências e o networking entre os participantes. Carlos Lopes, diretor executivo da Fundepar, apresentou o Arapy, um programa de investimento em negócios de impacto focado em apoiar empresas que buscam promover impacto social e/ou ambiental positivo, através da solução de problemas ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Sua participação trouxe à tona a importância do apoio financeiro para empreendimentos que buscam gerar impacto positivo na sociedade, destacando o compromisso da Fundepar com o desenvolvimento sustentável do Brasil.
“O empreendedor virou personagem central em nossa sociedade. No entanto, muitas vezes, ele se torna um mero executor, direcionando seus esforços exclusivamente para gerar lucro aos acionistas ou investidores. O vocábulo empreendedor foi reduzido a esse tipo de agente. Acreditamos que ele deve ser entendido como agente de transformação social, pois isso vai refletir na forma como se faz negócio e aonde você vai se espelhar”, destacou Lopes.
Arapy: Impulsionando Negócios de Impacto
Em operação desde 2013, a Fundep Participações S.A. (Fundepar) é a primeira empresa de investimentos criada por uma Fundação de Apoio no Brasil. Inspirada em modelos bem-sucedidos de universidades de renome mundial, a Fundepar se dedica a identificar e desenvolver negócios em estágios iniciais, principalmente aquelas com base acadêmica, que demonstrem alto potencial de crescimento. O programa Arapy surge como uma iniciativa da Fundepar focada em impulsionar o empreendedorismo inovador e sustentável, promovendo o desenvolvimento de negócios em estágio inicial de desenvolvimento, que ofereçam soluções para os desafios relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Além da apresentação do Arapy, o evento contou com a contribuição de outros palestrantes renomados, como Giselle Sakamoto Souza Vianna, coordenadora de Economia Verde do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que apresentou a Estratégia Nacional de Economia de Impacto, ENIMPACTO. Vitória Junqueira, Head de Mobilização e Relações Institucionais da Aliança pelo Impacto, discutiu a Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, destacando sua rede de relacionamentos voltada para atrair investidores e empreendedores.
Também participaram do debate Thayssa Gelenske, da CAIXA, que compartilhou informações sobre como o banco está se preparando para trabalhar com Negócios de Impacto, ressaltando o compromisso histórico da CAIXA com o desenvolvimento socioambiental do Brasil. E André Belisário, cofundador e gestor de Projetos Educacionais do EPF (Escritor para o Futuro), que compartilhou experiências sobre o programa de impacto na educação voltado para empresas que buscam alinhar seus objetivos corporativos com um futuro mais justo e sustentável para crianças e jovens de escolas públicas.
Para assistir a transmissão do debate, acesse o link da conferência.