Notícias

FabNS concorre a prêmio europeu

20 de julho de 2023

FabNS concorre a prêmio europeu que reconhece tecnologias criadas para solucionar os principais desafios da sociedade

Investida Fundepar concorre ao prêmio do Falling Walls Science Summit 2023 que será entregue, em Berlim, em evento com participação de cientistas e líderes globais. 
A empresa de base científico-tecnológica FabNS (Fábrica de Nanossoluções), especializada no desenvolvimento e fabricação de Instrumentos ópticos para caracterização de materiais em escala nano - que nasceu no Laboratório de Nanoespectroscopia do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG, é sediada no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec) e é investida da Fundepar – concorre na categoria The Falling Walls Science Breakthrough of the Year do prêmio Falling Walls Venture.
Indicada pela Embaixada do Brasil em Berlim, a FabNS está entre os 113 finalistas na primeira etapa do prêmio. Em agosto, serão anunciados os 25 pré-selecionados para a fase final, que irão a Berlim participar de um evento de aceleração integrado a um programa mais amplo e experiência de networking. Além disso, poderão mostrar seus trabalhos a um júri composto por cientistas de destaque internacional e suas áreas de conhecimento e líderes globais.  
“Para a FabNS, a indicação traz reconhecimento internacional e aumenta nossa credibilidade e a confiança em nosso trabalho, o que pode abrir portas e tornar a empresa ainda mais atraente não apenas para potenciais clientes, mas também para investidores internacionais. Também aumenta nossa visibilidade na comunidade científica, que é onde está nosso principal mercado consumidor”, avalia Taiguara Tupinambás, diretor comercial da FabNS.
Na avaliação dele, a indicação também pode ter um impacto no cenário científico e tecnológico brasileiro, ao promover o Brasil como celeiro de desenvolvimento de alta tecnologia. “Esperamos que conquistas como essa atraiam o interesse da comunidade científica internacional e estimule o ecossistema de inovação no país, especialmente na promissora área de nanotecnologia”, disse. 

Evento propõe diálogo interdisciplinar 

O Falling Walls Science Summit 2023 acontece entre os dias 7 e 9 de novembro, em Berlim, e reúne especialistas de diferentes disciplinas científicas para discutir avanços científicos, promover um diálogo entre a ciência e o público em geral e conectar líderes globais da ciência, negócios e mídia para desenvolver soluções para os maiores desafios presentes na sociedade. 
O objetivo do encontro é explorar pesquisas inovadoras e promover soluções colaborativas para os desafios do nosso tempo. Como plataforma global de intercâmbio científico, o evento anual pretende ser catalisador para a inovação, fomentando o diálogo interdisciplinar e promovendo o pensamento inovador 
No dia 9 de novembro – data que marca o aniversário da queda do Muro de Berlim – a start-up vencedora se apresentará no grande palco do Falling Walls Breakthrough Day entre ganhadores do Nobel e líderes científicos globais e para uma audiência de líderes da indústria, tomadores de decisão e representantes da mídia internacional.  

FabNS e Fundepar 

 A FabNS é responsável pelo desenvolvimento do nanoscópio óptico com maior resolução do Hemisfério Sul, também chamado de Porto. O equipamento possibilita analisar e manipular estruturas em altas escalas de resolução, viabilizando a aplicação da nanotecnologia em áreas diversas, como medicina, agricultura, energia e materiais.  
O nanoscópio Porto gera imagens com altíssima resolução espacial e é capaz de revolucionar a pesquisa em nanomateriais, como a produzida com o grafeno. A nanotecnologia é apontada como a base da próxima revolução industrial, e o pioneirismo do Brasil na área de instrumentação analítica em nanotecnologia permite a inserção brasileira no mercado internacional. 
 A FabNS é investida da Fundepar por meio do Seed4Science, fundo de capital semente para empresas de base tecnológica. 

Compartilhe o nosso conteúdo:

Posts Recentes: