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Lume Robotics desenvolve o primeiro micro-ônibus autônomo da América Latina

24 de agosto de 2023

Lume Robotics desenvolve o primeiro micro-ônibus autônomo da América Latina

Exemplo de que startups nascidas em universidades podem fazer parcerias de ponta com multinacionais, Lume também se destaca por ter desenvolvido o primeiro sistema de automação de caminhão com nível máximo no Brasil 
Com menos de cinco anos de existência e nascida no Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a startup Lume Robotics, fundada em 2019 por pesquisadores participantes do Projeto IARA (Intelligent Autonomous Robotic Automobile), é o exemplo de que, com investimento adequado e espírito de inovação, as startups de base acadêmica podem mirar parcerias com gigantes do mercado. 
É da startup capixaba o projeto do primeiro micro-ônibus autônomo da América Latina, apresentado no último mês pela multinacional brasileira Marcopolo, fabricante de carrocerias de ônibus em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. 
O desenvolvimento do protótipo, com capacidade para 21 passageiros, é resultado de mais de dois anos de estudos. Com nível quatro de automação - que inclui habilidades reativas em situações de risco mesmo quando o motorista humano não for capaz de responder à solicitação para assumir o comando do automóvel - o veículo alcança o mais elevado nível de automação já em vigor e conta com um sistema robótico avançado para trafegar de modo autônomo em ambientes privados, como indústrias, portos, áreas de mineração, aeroportos, entre outros. No Brasil a legislação de trânsito não permite a operação de veículos autônomos em vias públicas. 
A Lume Robotics foi responsável pelo desenvolvimento do sistema do micro-ônibus, que iniciou o ciclo de testes em dezembro de 2022. Em março deste ano, aconteceram os testes com passageiros na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e na ArcelorMittal Tubarão, parceira do projeto. 
Para o desenvolvimento, a Lume contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O recurso é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) por meio do Edital Tecnova II. A empresa foi investida pela Fundepar em 2020 com o objetivo de levar as tecnologias disruptivas que foram fruto de décadas de desenvolvimento científico para o mercado.   

Lume Robotics e sua pareceria com Mercedez Benz 

Também devido às soluções de automação para veículos, a Lume Robotics é finalista do prêmio  Automotive Business 2023, na categoria Inovação colaborativa. O motivo é a parceria com outra multinacional, a Mercedez Benz, com quem desenvolveu o primeiro sistema de automação de caminhão nível quatro - capaz de operar sem nenhuma supervisão de bordo - no Brasil. 
Lume e Mercedez foram selecionados entre mais de 290 cases recebidos, além de sugestões da própria equipe editorial da Automotive Business. Após a primeira etapa as inscrições foram submetidas à análise da redação de AB, que apontou os finalistas em cada uma das categorias. 
“Valorizamos muito este tipo de premiação, pois é um reconhecimento ao trabalho executado. Já fomos finalistas e campeões em outras competições do tipo como a 100 Open Startups, StartupRace, SelectUSA Tech – Brazilian Pitch Competition, entre outras”, completa Rânik Guidolini, diretor executivo da startup. 
A novidade foi apresentada no Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas de 2022 (Fenatran 2022), uma das mais importantes feiras de transporte do mundo. O lançamento do primeiro caminhão que se movimenta sozinho em operação real e conta com um sistema robótico avançado totalmente desenvolvido pela Lume foi um dos destaques da edição. O sistema permite ao caminhão realizar o transporte de passageiros, em ambientes empresariais privados, sem nenhum tipo de atuação ou supervisão humana.  
O primeiro contrato de venda foi assinado com a Química Amparo, fabricante de produtos de limpeza da marca Ypê, para a implantação da primeira operação de caminhões autônomos em ambiente fabril em todo o Hemisfério Sul. Eles já oficializaram a implementação de quatro caminhões 100% autônomos.  
“A Lume Robótics é a única empresa de todo o Hemisfério Sul que possui uma tecnologia capaz de dirigir um veículo sem a atuação humana. Então, é natural que estas grandes empresas percebam o potencial da tecnologia e tenham interesse em integrá-la a seus produtos”, ressalta Rânik Guidolini, diretor executivo da startup. 

Sobre a Lume Robotics 

A Lume Robotics é uma startup fundada em 2019 por pesquisadores participantes do Projeto IARA (Intelligent Autonomous Robotic Automobile) do Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), iniciado em 2009.
Em 2017, o Projeto IARA atingiu um marco na história dos carros autônomos ao realizar uma viagem do campus da Ufes em Vitória até a cidade de Guarapari, um percurso de 74 km passando por três municípios em tráfego normal de ruas, avenidas, rodovias, pontes, praças de pedágio, semáforos, entre outras situações de trânsito.
Com expertise em tecnologias avançadas, como redes neurais profundas (Deep Learning), Inteligência Artificial, visão computacional e robótica autônoma, direcionam os conhecimentos para desenvolver soluções que resolvam problemas práticos da indústria e da sociedade, colocando as pessoas em primeiro lugar. 

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