Moya é a primeira empresa da América Latina a construir drone acima de 150 kg
Com recurso financeiro da Finep, e em parceria com as empresas Albatross, Helisul e Certifica Drone, Moya desenvolve veículo autônomo de tecnologia eVTOL
Com R$ 10,3 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), a Moya Aero, empresa investida pela Fundep Participações (Fundepar), deve colocar no ar, ainda este ano um eVTOL - modelo de veículo movido a eletricidade que decola e pousa verticalmente - que poderá ser o primeiro drone de carga de alta capacidade a voar na América Latina.
A aprovação nesse edital é também exemplo de como a empresa tem conseguido recursos para desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à solução de demandas do mercado. Anteriormente, a Moya já havia captado um investimento do fundo de Venture Capital Seed4Science, da Fundepar, e, também, recebeu suporte da aceleradora Hards. Com mais esse recurso da Finep, a empresa poderá seguir o desenvolvimento do veículo totalmente elétrico que terá capacidade de carga de até 200 kg e autonomia de 110 km.
A seleção da Finep foi resultado da chamada de subvenção a “Plataformas Demonstradoras de Novas Tecnologias Aeronáuticas”. O edital teve o objetivo de atrair startups, microempresas, empresas de pequeno porte ou pequenas empresas. Juntamente com a Moya, figuram como coexecutoras do eVTOL as empresas Albatross Indústria Aeronáutica, Helisul Drones e Certifica Drone.
“É motivo de muito orgulho sermos a primeira empresa da América Latina a desenvolver um drone de carga Classe 1 (peso máximo de decolagem maior que 150 kg). Do ponto de vista de mercado, toda a América Latina é um mercado potencial muito relevante para nós, e ao valorizarmos o corredor da indústria aeronáutica na América Latina, estamos gerando oportunidades para os nossos profissionais competentes e intensificando a força da indústria nacional”, ressalta a fundadora e diretora de Operações da Moya, Renata Paolillo.
Performance do veículo eVTOL
A configuração da tecnologia em desenvolvimento proporciona aumentos de eficiência e alcance para o veículo autônomo. Além disso, o design da aeronave reduz em mais de 50% o arrasto total - constante independente da velocidade que está relacionada principalmente às dimensões do corpo - em comparação com outras configurações de veículos da categoria eVTOL Lift + Cruise.
“A aeronave, por se tratar de um modelo eVTOL, em sua performance, consegue fazer uma transição do voo vertical para o horizontal e girar no ar em um ângulo de cerca de 45 graus, utilizando os mesmos motores para o voo horizontal. Os movimentos foram planejados desta forma para que não haja o carregamento dos pesos de motores desligados, o que acontece quando esse tipo de veículo tem motores específicos para as fases do voo”, explica Renata Paolillo.
A equipe que desenvolveu o projeto acredita que a aplicação de soluções específicas para o modelo eVTOL e de eletrificação ocorrerão inicialmente para pulverização e transporte de cargas. Na sequência, o projeto vai progredir para o transporte de pessoas, até alcançar o patamar de aeronaves comerciais maiores.
“A Moya Aero está comprometida, como reflexo de todo histórico desbravador da empresa, a estar no limiar do desenvolvimento tecnológico e ser a centelha da transformação do transporte aéreo sustentável”, conclui.
Realização dos testes de voo
O protótipo da aeronave está em finalização da pintura e logo serão instalados todos os sistemas embarcados, incluindo motores e baterias, para os testes de solo finais. Os testes de voo em campo tiveram início neste mês para verificação do sistema de piloto automático com o uso de um drone de pequeno porte fabricado pela Moya.
O Moya eVTOL tem a sua produção acompanhada e prevista dentro de cronograma e orçamento estipulados pela empresa, com data planejada para o primeiro voo até o final do ano. O início da construção do modelo eVTOL em escala real está previsto para o início de 2024 e a expectativa é certificá-lo para entrada em serviço em 2026.
Parcerias
A Helisul Aviação, operadora de helicópteros, pretende adicionar à sua frota os aviões autônomos eVTOL da Moya Aero, tendo assinado uma carta de intenções que prevê a compra de 50 dos veículos totalmente elétricos. Com uma carga útil de 200 quilos (440 libras) e um alcance de até 110 quilômetros (70 milhas), a aeronave está sendo desenvolvida para funções como entrega de carga e pulverização agrícola. “A Helisul é nossa parceira no desenvolvimento, contribuindo com a experiência incrível que ela tem na operação logística” diz a diretora de operações da Moya.
A Helisul também está planejando operar a aeronave Eve eVTOL pilotada para quatro passageiros da Eve Air Mobility e realizou operações de teste com o fabricante no Rio de Janeiro e arredores, usando helicópteros existentes. A empresa vai operar os veículos Moya por meio de sua divisão Helisul Drones.
Sobre a Moya
Fundada em 2020, a Moya é uma spin-off da ACS Aviation, uma das principais empresas brasileiras de engenharia aeronáutica, pesquisa e desenvolvimento de aeronaves com sede no corredor industrial da América Latina, São José dos Campos. Fundada por Alexandre Zaramela e Renata Marins Paolillo, a startup pretende lançar neste ano um protótipo em escala próxima da real.
A Moya projeta, fábrica e opera veículos aéreos não tripulados totalmente elétricos inovadores para entrega de carga e logística de precisão, proporcionando ganhos expressivos de produtividade, sem emissões de CO2 - gases poluentes. Superando os desafios que limitam o transporte convencional, as soluções da Moya potencializam o futuro da logística, de forma sustentável e eficiente.