Notícias

Primeira edição do Motirõ inicia atividades presenciais na UFMG 

5 de novembro de 2024

Com exemplos práticos e contextualização teórica, professores exploraram o tema “Introdução à Economia e Negócios de Impacto”; Programa vai até fevereiro

 

Nesta segunda (4), aconteceu a primeira aula presencial do programa Motirõ de Desenvolvimento de Negócios de Impacto. O encontro foi realizado no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o tema “Introdução à Economia e Negócios de Impacto” e foi ministrada pelos professores Valderí de Castro Alcântara e Virgínia Alfenas.

 

Valderí Alcântara é mestre e doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras, e professor no Departamento de Ciências Administrativas da UFMG. Já Virgínia Alfenas é co-fundadora e CEO do Impact Hub Belo Horizonte e gestora de projetos, formada pela Fundação Dom Cabral.

 

Durante o evento, inscritos do programa de aceleração de empresas e da formação em negócios de impacto do Motirõ puderam compreender melhor os conceitos relacionados ao ecossistema de negócios de impacto, além de conhecer exemplos práticos de empresas que já atuam nesse segmento.

 

“Este foi só o pontapé inicial. Queremos que as próximas semanas sejam oportunidades reais para que os participantes possam trocar conhecimentos, aprimorar seus projetos e potencializar os impactos positivos que geram”, resume Carlos Lopez, diretor da Fundepar.

 

Segundo Hermes Magalhães, professor do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG e coordenador da formação, “o Motirõ vem criar um movimento de aproximação das pessoas ávidas por contribuir com soluções para problemas sociais e ambientais com as possibilidades de inovação proporcionadas pelo ambiente acadêmico, potencializando a formatação de negócios financeiramente sustentáveis”.

 

Motirõ – Desenvolvimento de Negócios de Impacto 

O Motirõ é um programa de desenvolvimento de negócios de impacto desenvolvido pela Fundepar, juntamente com a Pro-reitoria de Extensão da UFMG e o BH-TEC, com apoio da Fundep (Fundação de Apoio da UFMG) e a CTIT/UFMG. Com aceleração para empresas e formação para pessoas interessadas, o programa terá a duração de nove semanas. 

 

Imagens: Eduardo Gabão.

 

Compartilhe o nosso conteúdo:

Posts Recentes:

Notícias

Aviso